Alunos do Sólido Fundamental são premiados em Feira de Ciências da UFMG

06/11/2016

O trabalho de quatro alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental do Colégio Sólido foi um dos vencedores da V Feira de Ciências do Norte de Minas Gerais, promovida pela UFMG em outubro. Com o título “Uso de biomassa em pequenas propriedades rurais como fonte renovável de matéria orgânica e energia”, os estudantes apresentaram uma alternativa sustentável para produção de energias térmica e elétrica a partir do uso do biodigestor. Com o equipamento, utilizado para o processamento de matéria orgânica vegetal e dejetos de animais, é possível ainda produzir um substituto ao gás de cozinha e biofertilizantes.

O ano de 2016 foi escolhido pela ONU como “Ano Internacional das Leguminosas e dos Camelídeos”, e o tema foi adaptado à realidade norte-mineira pelo Instituto de Ciências Agrárias da UFMG para “Ciência em prol das Leguminosas e do Bem-estar Animal”.

“Para fazer o projeto, tivemos que pesquisar, e nisso aprendemos muito”, lembra Thiago Raphael Almeida Ribeiro, do 9º ano. “Tivemos um interação com acadêmicos e professores da universidade, e isso foi importante para colocarmos a ciência em prática”, destaca Helaine Arielly Almeida, aluna do 9º ano.

A orientadora do projeto foi a professora Mariany Barros, que auxiliou os alunos nos estudos e na pesquisa para o concurso. “É indiscutível a importância da participação dos nossos alunos nesses eventos, pois além de poderem mostrar o que aprenderam nas disciplinas de Química, Física e Metodologia Científica, eles enriquecem ainda mais os seus currículos. Graças ao esforço dos alunos e todo o suporte oferecido pelo colégio, conquistamos o 1º lugar na categoria Ensino Fundamental II”, comemora.

“Foi uma vitória! Ganhamos um artigo publicado e isso nos fará diferença no futuro”, ressalta Ana Luiza Rocha Ribeiro, do 9º ano. “Nunca tinha participado de nenhuma feira, e essa me motivou a seguir na área e executar novos projetos”, diz Daniel Fernando Santos, do 8º ano.