Gincana Solidária arrecada mais de 26 mil peças de roupas e 4 toneladas de alimentos

16/05/2017

Foi concluída no último dia 12 de maio a Gincana Solidária 2017 do Colégio Sólido. Cerca de 1.400 estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, inscritos no evento, participaram das atividades recreativas e das provas de encerramento no BNB Clube de Montes Claros. O dia foi de diversão e integração dos alunos de todas as unidades do colégio.

Fotos: Luís Alberto Caldeira

Esta foi a terceira edição da Gincana Solidária que, durante dois meses, mobilizou a comunidade estudantil para a arrecadação de donativos, alcançando 4 toneladas de produtos da alimentação básica (arroz, açúcar, feijão, farinha, café, óleo), além de 5.400 unidades de outros alimentos diversos. Também foram arrecadados 2.670 kits de limpeza e higiene pessoal; 26.155 peças de roupas masculinas, femininas e infantis; 98 cobertores;  2.600 pares de calçados; 9.624 fraldas infantis e geriátricas; e 70 litros de leite. Todas as doações serão direcionadas a 22 instituições beneficentes de Montes Claros e Brasília de Minas.

Para o diretor-administrativo Aristóteles Mendes Ruas Filho, o saldo foi positivo. "Estamos felizes com o resultado da Gincana. Este balanço é uma prestação de contas com os pais e a sociedade, que nos ajudaram nestas arrecadações. Temos certeza de que cumprimos o objetivo de levar uma ajuda concreta a milhares de pessoas e fazer com que o nosso aluno pudesse conhecer a realidade de sua cidade e se tornar um ser humano melhor", frisa.

A opinião é compartilhada pelo diretor-administrativo Charles Rodrigues Pereira. "Os alunos entraram vibrantes nesta disputa sadia e não mediram esforços para arrecadar o maior número de doações possível. Em muitos casos, usaram da criatividade para criar eventos onde angariaram valores que foram convertidos em alimentos para serem doados. Esperamos agora fazer uma repartição mais digna possível e beneficiar o maior número de pessoas", destaca.

Para o professor Wagner Fonseca, um dos coordenadores da Gincana, a intenção do evento foi de despertar o espírito de solidariedade. "Nossos alunos estão felizes por saber que muitas pessoas serão beneficiadas com as ações que eles desenvolveram", conta.

A Gincana Solidária foi uma promoção do Colégio Sólido em parceria com a Fundação Educacional, Cultural e Social Sólido (FECSS). O evento deste ano contou ainda com o apoio da Rede Voluntariado da ACI, que contribuiu com a indicação das instituições que serão beneficiadas, e do Corpo de Bombeiros.

Veja todas as fotos do encerramento clicando aqui.

Provas

Entre as provas realizadas durante a Gincana Solidária 2017, cada equipe foi convidada a produzir uma tela artística com o tema "Sou Sólido, sou solidário". As obras serão expostas nas unidades do Colégio Sólido.

Os alunos também produziram vídeos representando de várias formas a experiências que tiveram com o tema, entre elas, realizando visitas a instituições que atendem de idosos, crianças carentes e alunos especiais. No total, os vídeos receberam quase 50 mil visualizações em menos de um mês.

Mas foram as arrecadações das doações que fizeram a diferença para definir os campeões da Gincana Solidária 2017. Na disputa entre as turmas do Ensino Médio, a equipe formada pelos 2º e 3º anos vespertinos da Unidade Sólido Avenida ficou em primeiro lugar. Já entre as turmas do Fundamental, o título foi para os 6°, 7° e 8° anos da Unidade Sólido Brasília de Minas.

Clique aqui e confira o ranking final com as pontuações de cada prova.