"Ler-se(r)": Unimontes retira obra da 3ª etapa do PAES

16/05/2017

A Universidade Estadual de Montes Claros publicou nesta terça-feira (16/05) retificação na relação das obras indicadas para a 3ª etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAES 2017), suprimindo o livro de crônicas do escritor Márcio Adriano Moraes, professor de Literatura do Colégio Sólido e do Colégio Tiradentes, previsto na primeira lista divulgada pela universidade no último dia 2 de maio.

No site da Comissão Técnica de Concursos (Cotec), que realiza o processo, não foi esclarecida a substituição. Em seu lugar, foi indicado o livro "Sinestecia versus vida", do escritor Edson Andrade.

Em carta aberta publicada em seu site pessoal (reproduzida abaixo, na íntegra), o Prof. Márcio Moraes relata que um dos motivos a ele alegados para a exclusão de sua obra estaria ligado ao fato de ser professor de Pré-Vestibular.

O Colégio Sólido se solidariza com o escritor e professor Márcio Moraes, enaltecendo sua lisura e honra. Sugerir que a indicação do livro do autor, e também professor, privilegiaria seus alunos é desconhecer que uma obra literária fala por si e não depende exclusivamente da análise de quem a escreveu.

Lamentamos o fato de, passados quinze dias de seu anúncio como uma das obras do PAES 2017, “Ler-se(r)”, já aceita pela comunidade escolar e adquirida por muitos estudantes, ser excluída por uma decisão unilateral, sem qualquer justificativa ou publicidade, passando-se quase despercebida. Prejuízo não só material, como moral, conotando uma desvalorização profissional de um premiado escritor montes-clarense que sempre defendeu as letras e sua terra.

O Prof. Márcio Moraes já havia se colocado à disposição de outras escolas para palestras de sua obra, assim como sempre apoiou seus colegas, inclusive professores de outras instituições, para que pudessem apresentar seus trabalhos, a exemplo do ano passado quando o Colégio Sólido abriu as portas para receber os escritores Wagner Rocha e Karla Celene Campos, professora do Colégio Prisma, autora do livro “O lado de dentro das coisas”, indicado para a 2ª etapa do PAES 2016.

Acreditamos na seriedade da Unimontes, por seus relevantes serviços prestados ao longo de 55 anos - instituição a qual temos a honra de comemorar a aprovação de centenas de alunos todos os anos em seus concorridos cursos - e aguardamos, na oportunidade, um posicionamento oficial da universidade, em nome do reitor João dos Reis Canela e do coordenador da Comissão Especial de Concursos/Unimontes, Prof. Claudionor Barros, e a ponderação de sua decisão.

CARTA ABERTA À COMUNIDADE ESCOLAR

Prezados parceiros de literatura, escritores, poetas e artistas,
Estimados colegas professores, queridos alunos e amigos sinceros,

No dia 2 de maio, após assumir uma cadeira na Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco (ACLECIA), fui agraciado com uma notícia alvissareira, meu livro “Ler-se(r)” foi indicado para o PAES 3ª Etapa da Unimontes. Livro de crônicas premiadas em Concurso da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em 2010; no Concurso Literário Paulo Setúbal em Tatuí, São Paulo, no ano de 2015; e no Concurso Literário Femaçã de Veranópolis, Rio Grande do Sul, em 2015. Reconhecimento de um trabalho de dez anos de produção literária em Montes Claros, com 13 livros autorais publicados e 23 participações em Antologias, levando o nome do Norte de Minas pelo Brasil com prêmios recebidos em vários concursos literários, como se pode comprovar nas mídias e divulgados em nosso site pessoal.

Porém, hoje, dia 16 de maio, após ter recebido cumprimentos pela indicação do meu livro, após investimentos em tiragens para atender aos leitores-estudantes, após ter vendido exemplares a alunos, professores e curiosos, após ter me colocado à disposição da comunidade escolar, sobretudo aos colégios particulares da cidade, a partir de contato feito a parceiros professores, fui surpreendido com a RETIRADA de “LER-SE(R)” da LISTA DO PAES 3ª ETAPA.

Sem nenhuma nota de esclarecimento, a Unimontes, onde me graduei em Letras, me especializei em História e conclui o Mestrado em Literatura, cuja Editora publicou meu primeiro livro “Genuíno” em 2007, simplesmente divulgou uma Lista de Obras do Paes Retificada. Ao questionar o presidente da Cotec a razão que motivou a supressão do meu livro, ele disse que um cursinho da cidade pediu para retirar o meu livro, porque sou professor do Colégio Sólido. Como assim? Um cursinho responde e/ou representa a opinião de toda a comunidade escolar?

Ano passado, a amiga e escritora Karla Celene Campos, professora do Colégio Prisma, teve sua obra “O lado de dentro das coisas” indicada para o Paes 2ª Etapa. Seu livro foi valorosamente recebido por toda a comunidade escolar com muito orgulho pelo reconhecimento de poeta da região e pelo seu talento literário. A escritora Karla esteve em vários colégios palestrando sobre sua produção, inclusive no Colégio Sólido, onde fez o lançamento de seu livro e obteve o carinho dos alunos.

Sempre fiquei esperando ansiosamente a publicação das obras do Vestibular para ajudar na promoção do autor e de sua literatura, que representa a nossa cultura. Assim fiz com Aroldo Pereira, Petrônio Braz, Osmar Oliva, Andrea Martins, Wagner Rocha, Karla Celene Campos, e continuarei fazendo com todos os indicados de nossa terra. Confesso que sempre esperei ver o meu nome lá na lista também para poder fazer o mesmo, conversar com os leitores sobre a minha poesia. Ser escritor neste sertão é difícil, não conseguimos concorrer com grandes editoras nem com os clássicos. A indicação de um livro para o vestibular é uma grande porta que a Unimontes me abriu e fechou abruptamente.

Estou consternado.

Você que me conhece (colégio, escola pública, professor, aluno, amigo) ou que se solidariza com esta causa, peço o seu LUTO!

abraços sempre genuínos

márcio adriano moraes