Palestrante fala sobre mercado de trabalho para pais e alunos do Colégio Sólido

10/08/2017

O competitivo mercado de trabalho que aguarda os jovens da atual geração foi tema de palestras esta semana para pais e alunos do Ensino Médio do Colégio Sólido. O convidado foi o consultor em projetos educacionais Ricardo Orsini, que veio de São Paulo por meio de parceria com a Somos Educação e a assessoria pedagógica do Sistema Anglo de Ensino.

Entre as abordagens, como se preparar para o primeiro emprego, as exigências da educação além da aprovação no vestibular, a importância do ENEM nos cenários nacional e internacional, da leitura, idiomas, ética, cidadania e da lição de casa.

O palestrante reforçou que, independente da profissão que será seguida, o jovem deverá optar por aquela que goste e buscar um investimento permanente em conhecimento. "Não existe profissão que você se dê bem se você não gostar do que faz".

E destacou um conjunto de competências e habilidades exigidas atualmente pelo mercado de trabalho: pensamento crítico, domínio da comunicação oral e escrita e de outros idiomas, criatividade, iniciativa, liderança, conhecimento de ciências e novas tecnologias, liderança, integridade social, respeito à ética e adversidades, espírito de liderança e trabalho em equipe, empreendedorismo, iniciativa, senso ecológico, articulação emocional, simpatia, cortesia e sinceridade.

"No passado, a carreira profissional era comparada com uma escada. Hoje, lembra mais um smartphone, dinâmico e customizável, onde fazemos downloads de habilidades, interesses, experiências e conhecimentos. Quem para de estudar, o mercado de trabalho também para de existir.

Ricardo Orsini é engenheiro civil, com MBA em marketing de serviços e lançamentos de novos produtos. Ocupou o cargo de gerente de projetos em multinacional inglesa na montagem de laboratórios em escolas, universidades e centros de pesquisa. Foi gerente no lançamento do anuário "Guia da boa escola para pais", da Editora Segmento e coautor do material de empreendedorismo do Anglo.