Sólido Fundamental realiza 2º Escambo Literário

25/05/2015

Márcio Adriano Moraes
Escritor e professor do Colégio Sólido

A troca sempre foi a forma de partilha mais usada pelo homem. Um homem tem algo que o outro deseja, e este possui algo que aquele deseja. O escambo foi uma das primeiras formas de comércio; trocava-se alimento por ferramentas, por exemplo. Depois veio a troca monetária, trocamos papel moeda por produtos e serviços. E continuamos sempre assim em tudo. Trocam-se conhecimentos, trocam-se amores, trocam-se abraços, trocam-se favores, trocam-se livros... A troca! O escambo! 

Neste último sábado, o Colégio Sólido realizou o seu II Escambo Literário. Ano passado, o escambo encantou alunos, pais, professores e convidados. Este ano não foi diferente, com o mesmo entusiasmo, livros circularam de mãos e estantes, de mãos e mãos, de olhos e olhos.

Foto: Luís Alberto Caldeira

Cada aluno levou sua cesta de livros usados para serem trocados por outros. A literatura circulando, saindo das bibliotecas particulares e ganhando novos leitores. O livro, guardado na gaveta empoeirando, anseia por corpos que sintam suas palavras. Esse foi o intento do Escambo, idealizado pela professora de Literatura Micaele Moraes, que contou com o apoio dos alunos, professores, funcionários e da Direção do Colégio, sobretudo da diretora da Unidade Fundamental, Ana Paula Radwan. Todos juntos, irmanados, em prol da cultura. Encantador é ver nos olhos dos estudantes aquele livro que ele tanto esperava ler, mas que, por uma razão ou outra, não o tinha. Tantos gêneros: romances, contos, poesias, novelas, gibis, para todos os gostos e sabores. Literatura infantil, infanto-juvenil, clássicos brasileiros, estrangeiros, o que não faltou foi diversidade. 

Para abrilhantar ainda mais o evento, o Colégio contou com a presença da escritora e professora Dóris Araújo, cujo livro "Primeiro voo", foi selecionado como leitura obrigatória para os alunos do nono ano da instituição. Os alunos puderam ter contato com a autora e partilhar com ela experiências e muita simpatia. 

A troca, a partilha... a literatura flutuando cada vez mais. A experiência do escambo harmoniza estudantes, possibilita interações, amplia as relações culturais, auxilia na sociabilidade. De tudo, porém, o incentivo a leitura é o primordial do evento. Se cada livro levado para casa pelos alunos retornar nos próximos escambos, depois de ter sido lido, começamos, então, singelamente, a mudar o mundo...

Veja todas as fotos do evento clicando aqui.



Brainatwork TI - Desenvolvimento de Sites e Sistemas Web em Montes Claros - MG

Central de Matrículas
Av. Padre Chico, 403 - Centro
(38) 3221-4271

Sólido Fundamental
(Infantil e Fundamental)
Rua Gonçalves Figueira, 118 - Centro
(38) 3212-5989
(38) 99889-0263

Unidade São José
(Ensino Médio)
Av. Padre Chico, 403 - Centro
(38) 3221-4271

Unidade Santa Maria
(Ensino Médio e Pré-Vestibular)
Rua Santa Maria, 286 - 3º andar
(38) 3221-6605