Colégio Sólido trabalha tema da Redação do Enem 2015

25/10/2015

Proposta da Redação do Enem 2015, a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira foi tema recorrente nas aulas de Redação da professora Eva Cunegundes, do Colégio Sólido. “Era um tema esperado, já que neste ano foi sancionada lei que torna hediondo o crime de feminicídio no Brasil”, lembra.

Várias atividades foram trabalhadas em sala de aula na semana que antecedeu às provas, destacando a realidade da mulher no século XXI, a desigualdade dos sexos, violência e discriminação à condição de mulher. “Demos o respaldo necessário para os nossos alunos sentirem segurança e elaborarem seus próprios textos”, destaca a professora.

Ela ressalta que, para atender à proposta de intervenção da Redação do Enem deste ano, o estudante precisou de um embasamento que ia além do próprio tema. “Apesar de recorrente a questão da mulher, houve a necessidade de conhecimento de outros temas, pois os textos de apoio foram embasados somente em gráficos e estatísticas, e o aluno que se informou e realizou leituras teve mais subsídios para argumentar e conquistar uma boa nota”.

Nos dois últimos anos, a professora Eva Cunegundes também comemorou o acerto do tema da Redação do Enem, prevendo em sala de aula até mesmo as mesmas ilustrações publicadas pelas provas. Em 2014, o exame teve como proposta a Publicidade Infantil e, em 2013, tratou sobre a Lei Seca.