Professora do Sólido acerta outra vez tema da Redação do Enem

13/11/2014

Publicidade infantil foi a proposta da prova de Redação do Enem 2014. O tema, que pareceu novidade para muitos candidatos que prestaram o exame no último fim de semana, diante a uma lista de outros assuntos tidos como mais prováveis de serem explorados na avaliação deste ano, não foi surpresa para alunos da professora Eva Cunegundes, de Montes Claros. Ela explorou o tema em disputado curso particular que ministra na cidade.

Foto: Luís Alberto Caldeira

Outra coincidência aconteceu com o gráfico que serviu como um dos textos de apoio da Redação do Enem. Foi o mesmo que a professora utilizou em atividade para seus alunos do Colégio Sólido, onde leciona aulas de Redação e Português, visando ilustrar tema relacionado que trabalhou em sala de aula: a publicidade de alimentos para crianças no mundo e a obesidade infantil.

Em 2013, Eva Cunegundes também havia previsto o tema da Redação do Enem, que tratou sobre a Lei Seca, e igualmente utilizado em sala de aula uma das ilustrações do enunciado da prova, chamando a atenção de todo o país.

Ela lembra que o tema deste ano foi trabalhado no mês de abril, época em que foi publicada resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente considerando como abusiva a publicidade que incentivasse a criança a consumir produtos ou serviços sob o uso de linguagem infantil.

“Temos que estar atentos. Por mais que não expusemos isto agora na reta final, diante do alarde de temas de grande cotação que poderiam cair, realizamos uma boa preparação de nossos alunos com discussões em torno do assunto. O Enem é uma prova de dimensão nacional, de grande responsabilidade e o aluno se sente tenso. Trabalhamos não só o tema, mas a estrutura do texto. E a presença desta ilustração trouxe para os nossos alunos um clima maior de tranquilidade. Eu não digo que eu acertei o tema, mas que eles acertaram. Fiquei muito feliz pela felicidade deles.”, afirma a professora, que tem mais de 30 anos de experiência na área da educação.

Sobre a questão levantada pela Redação do Enem 2014, Eva Cunegundes cita pontos em que o candidato deve ter levantado para uma boa argumentação em torno do tema. “O aluno teria que ter feito menção a esta polêmica, entre a própria regulamentação e os interesses comerciais das empresas, a influência da publicidade na alimentação, as consequências desta propaganda tão intensa, os danos que trazem à saúde, e a construção de um consumista em potencial”, ressalta.