IFNMG oferece mais de 600 vagas para cursos técnicos e superiores para o 2º semestre

25/04/2016

Estão abertas até o dia 22 de maio as inscrições para o 2º Processo Seletivo e 2º Vestibular 2016 do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). No total, são oferecidas 557 vagas para cursos técnicos nos Campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Januária, Montes Claros, Pirapora e Teófilo Otoni e 80 vagas para cursos superiores no Campus Pirapora. Todos os cursos são inteiramente gratuitos.

As inscrições devem ser feitas, exclusivamente pela internet. A taxa de inscrição do Processo Seletivo, para cursos técnicos, é de R$ 15,00 e a do Vestibular, para cursos superiores, de R$ 35,00. Mas, até o dia 2 de maio, o IFNMG receberá os pedidos de isenção. Para ter direito ao benefício, o candidato deve comprovar que possui renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 1.320,00) e que cursou ou está cursando o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

Vagas

Há vagas para cursos técnicos nas modalidades concomitante, ou seja, para quem está cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio em outra escola, e subsequente, ou seja, para quem já concluiu o ensino médio. As vagas são para os seguintes cursos técnicos:

- Administração, em Almenara; Administração, Manutenção e Suporte em Informática, em Araçuaí;

- Manutenção e Suporte em Informática, em Arinos; Informática e Teatro, em Diamantina;

- Manutenção e Suporte em Informática, em Januária;

- Eletrotécnica e Segurança do Trabalho, em Montes Claros;

- Segurança do Trabalho, Administração e Edificações, em Pirapora;

- Informática para Internet e Meio Ambiente, em Teófilo Otoni.

As vagas para cursos superiores são todas para o Campus Pirapora: Administração, Sistemas de Informação e Engenharia Civil.

Provas

As provas do Vestibular serão no dia 12 de junho, em Pirapora. No turno matutino, serão 30 questões de múltipla escolha, sendo 15 de Língua Portuguesa, 5 de Literatura Brasileira e 10 de Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), e uma redação. No turno vespertino, a prova terá 20 questões de múltipla escolha, cujos conhecimentos abrangerão os conteúdos das matérias exigidas pelo curso escolhido.

As provas do Processo Seletivo serão no dia 19 de junho, no turno vespertino, nas cidades onde cada curso está sendo oferecido e também em Japonvar, Manga e São Francisco. Serão 10 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e 10 de Matemática.

Reserva de vagas

Tanto para o Processo Seletivo quanto para o Vestibular, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. O IFNMG reserva 50% das vagas para estudantes vindos de escolas públicas, parte delas para candidatos de baixa renda e autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Além disso, 5% das vagas serão reservadas para pessoas com deficiência.

Sisu

Os candidatos interessados em concorrer às vagas dos cursos superiores do IFNMG-Campus Pirapora para o 2º semestre de 2016 com o resultado do Enem/2015 deverão se inscrever por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), 2ª edição de 2016, do Ministério da Educação (MEC). O candidato poderá concorrer nos dois processos de seleção: Sisu e Vestibular. O detalhamento das condições para participação no Sisu será disponibilizado pelo MEC no site sisu.mec.gov.br.

Os editais do Processo Seletivo e Vestibular estão disponíveis no portal eletrônico www.ifnmg.edu.br.