Nossa Escola - Projetos

Monitoria e Recuperação Paralela

O projeto tem por finalidade o melhoramento e aperfeiçoamento dos conceitos da Língua Portuguesa, Matemática, Física e Química em alunos que estão cursando o Ensino Médio, contribuindo, ainda, com a recuperação das médias através dos conhecimentos obtidos nas monitorias e plantões.

Em razão da grande procura de professores pelos alunos em busca de "tirar dúvidas" da matéria, e/ ou ajudá-los na resolução de exercícios, mostra-se necessário uma equipe qualificada e com disponibilidade de tempo para o atendimento dos alunos e explanação dos conteúdos, assim como alunos que não conseguem obter média nas avaliações, necessitando de um trabalho da escola que o permita recuperar o conhecimento e, consequentemente, a média. Esse atendimento será no contra-horário das aulas regulares.

Como funciona

Todas as assistências necessárias serão oferecidas por uma equipe qualificada de monitores selecionados pelo Colégio Sólido, que serão supervisionados por professores da área.

Os alunos assistidos pelo projeto contarão com uma aula semanal da disciplina e assistência em forma de monitoria para alunos que apresentarem dificuldades em qualquer parte do conteúdo ministrado aos longos das aulas regulares.

Uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos professores é a identificação de alunos com dificuldades e alunos desinteressados do processo de aprendizado, por isso é necessário um projeto que vise à identificação desses alunos e a forma de recuperação dos mesmos. O primeiro passo é a identificação de alunos com deficiência e/ou desinteresse pelo conteúdo e pelas aulas.

Feita a identificação pela escola ou até mesmo família e alunos, através levantamento das médias obtidas pelos alunos nas avaliações previstas no calendário de avaliações do Colégio Sólido, os pais ou responsáveis serão comunicados pela escola da necessidade que o aluno tem de acompanhamento. Em seguida, esses alunos deverão se inscrever no atendimento das monitorias.

A partir do momento que o aluno tiver seu nome inscrito no projeto de Monitoria e Recuperação Paralela, sua presença será registrada em diário dos monitores. O aluno deverá ter 75% de presença de acordo com o número de aulas previstas. Em caso do descumprimento da presença mínima pelo aluno nas monitorias, os pais ou responsáveis serão avisados do seu desligamento do projeto.

O mesmo se derá em relação às médias do aluno que terá correção total das atividades semanais propostas, devendo atingir média mínima de 60% ao final de cada etapa do processo.

Recuperação Paralela

O aluno que participar do projeto de Monitoria e Recuperação Paralela, cumprindo a presença mínima exigida nas monitorias , assim como obter média de 60% de rendimento nas atividades semanais no final da etapa em que está inserido, terá a nota da disciplina que perdeu média automaticamente recuperada.

Ocorrendo a recuperação da nota, mesmo que o aluno tenha alcançado média acima de 60% nas atividades semanais, no diário do professor da disciplina recuperada lança-se somente 60% da nota, mesmo percentual lançado quando o aluno faz recuperação em final de trimestre.

Exercícios semanais

Os exercícios semanais serão divulgados no site do Colégio Sólido dentro do link "Arquivos" para que os alunos tenham o fim de semana para fazer a impressão das atividades e trazê-las nas aulas da semana seguinte, quando serão resolvidas em sala. Todas as atividades postadas no site, depois de resolvidas, serão entregues aos professores durante as aulas.