Colégio Sólido realiza Ciclo de palestras online para pais

01/10/2016

Em parceria com o Sistema Anglo de Ensino, o Colégio Sólido realiza na primeira quinzena de outubro o Ciclo de palestras online. Serão quatro encontros, cada um deles com um importante tema voltado para pais e responsáveis de alunos dos ensinos Fundamental e Médio.

Para assistir, os interessados devem clicar no banner que está disposto em nosso site na data e horário indicados:

No dia 4 de outubro, terça-feira, o tema é "Jamais pergunte se o seu filho estudou", indicada para pais e responsáveis de alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos), com a psicóloga e pedagoga Cristina Corsini, especialista em Psicopedagogia e em Neurologia Infantil, autora do livro "Pais nota dez, aluno nota mil: sugestões práticas para ajudar seu filho na escola".

O adolescente não é mais aquela criança que necessita, algumas vezes, da presença física dos pais na hora do estudo. Porém, isso não quer dizer que agora seja por conta única e exclusivamente dele, por mais que, na fase da adolescência, o sentimento seja de autossuficiência. Quando o assunto é estudo, é importante trabalhar com a ideia de "liberdade vigiada" e da "pedagogia do contrato". Os pais podem e DEVEM ajudar... até certo ponto! Isso porquê, em se tratando de estudo, o filho é o ator principal, mas os pais são atores coadjuvantes!

No dia 5 de outubro, o tema é "Desafios, oportunidades e mudanças: o olhar de cada um nesse processo", especialmente para pais do Ensino Médio, com a especialista em administração escolar Tânia Fontolan.

A rotina de estudos, a escolha da profissão, as descobertas pessoais, autonomia, contextualização... Assuntos mais que ligados a essa fase da escolaridade. De um lado, os alunos precisam ser preparados para os vestibulares, precisam desenvolver recursos que os tornem bons universitários e pessoas éticas. Por outro, precisam de compreensão e acolhimento para que possam enfrentar dúvidas, mudanças e exigências. Paralelamente, observa-se um cenário que muda com muita rapidez e que exige capacidade máxima de adaptação. Como mediar tantos elementos?

No dia 6 de outubro, a palestra é voltada para pais de alunos do Ensino Infantil, com o tema "É possível dominar a arte de ser pai ou mãe?", a ser ministrada pela pedagoga Aline Castro.

Numa perspectiva otimista, mas nada simplista, o programa pretende discutir questões reais que surgem no dia a dia da escola e da família, as quais não só podem, mas devem ser vistas e trabalhadas como oportunidades para ensinar, eticamente, as nossas crianças da educação infantil.

E no dia 11 de outubro, a palestra "Tarefa de casa: aliada ou vilã?", com a professora Maristela Paschoal.

Meu filho não faz tarefa, o que posso fazer para resolver isso? Os pais devem ajudar os filhos na tarefa de casa? Essas são algumas das questões que, certamente, todos os pais vivenciam. Para conhecer caminhos que contribuam para esse exercício de crescimento é preciso conhecer e refletir sobre esse assunto. Aprender é um processo constante de equilíbrio e desequilíbrio. Fundamentar o conhecimento é uma atividade que exige relacionar conceitos teóricos com situações práticas distintas e desafiadoras. E a família é fundamental nesse processo.

Todos os encontros começam sempre às 19h30.



Brainatwork TI - Desenvolvimento de Sites e Sistemas Web em Montes Claros - MG

Central de Matrículas
Av. Padre Chico, 403 - Centro
(38) 3221-4271

Sólido Fundamental
(Infantil e Fundamental)
Rua Gonçalves Figueira, 118 - Centro
(38) 3212-5989
(38) 99889-0263

Unidade São José
(Ensino Médio)
Av. Padre Chico, 403 - Centro
(38) 3221-4271

Unidade Santa Maria
(Ensino Médio e Pré-Vestibular)
Rua Santa Maria, 286 - 3º andar
(38) 3221-6605