Alunos do Sólido Fundamental falam da importância do voto em eleições simuladas

27/10/2016

2016 foi ano de eleições municipais no Brasil. E com o objetivo de valorizar a importância do voto como instrumento de transformação social e exercício vivo da cidadania, o Colégio Sólido, de Montes Claros, em parceria com o Sistema de Ensino Anglo, promoveu no último mês de setembro o projeto Eleições Simuladas.

O evento contou com a participação dos alunos 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que, apesar de ainda não terem idade para votar pra valer, puderam viver de perto como funciona o processo.

“Foi uma experiência ótima, pois vai me preparar para o futuro, e quando eu tiver a idade para votar, espero fazer a escolha certa para ajudar a população”, conta a aluna Sarah Luiza Lopes Freitas, de 12 anos, do 7º ano Granate. “Com isso, a gente consegue se preparar para quando formos votar de verdade, termos uma noção de como que é e o que vamos fazer”, completa Maria Clara Dias Ruas, 11 anos, do 6º ano Pérola.

A realização envolveu professores de Português, Literatura e Filosofia, num contexto multidisciplinar. Os candidatos a prefeito e vereador foram retirados dos livros Peter Pan, Alice no país das Maravilhas e O Pequeno Príncipe.

Todos os estudantes receberam um título de eleitor e, com ele, puderam votar a partir de um software de computador, que simulou o funcionamento da urna eletrônica.

Em uma vídeo-reportagem que fizemos, mostramos mais sobre o evento. Assista clicando aqui.