FIP-Moc abre novos cursos de Engenharia de Telecomunicações e Engenharia de Computação

17/04/2015

Foi publicada no último dia 30 de março no Diário Oficial da União a Portaria n° 267 em que o Ministério da Educação autoriza os cursos de Engenharia de Computação e Engenharia de Telecomunicações nas Faculdades Integradas Pitágoras (FIP-Moc).

De acordo com o diretor acadêmico da instituição, Dalton Caldeira Rocha, a telecomunicação e a computação estão presentes em todas as indústrias e serviços. “O setor automobilístico, aeronáutico, financeiro e a própria telefonia necessitam de sistemas embarcados que são projetados, construídos e mantidos em funcionamento pelos engenheiros da telecomunicações e computação”, destaca.

Foto: Divulgação/Fip-Moc

Dalton ainda traça um paralelo entre os dois cursos que estarão na lista de opções para o vestibular de segundo semestre de 2015 da FIP-Moc. O engenheiro de telecomunicações, segundo o diretor acadêmico, atua no desenvolvimento e na implantação de redes de telecomunicações. “Utilizando-se da elétrica e eletrônica, este profissional é responsável pela criação, planejamento e manutenção de equipamentos de transmissão de dados, redes de computadores e pelos sinais de rádio e televisão. Dentre suas atividades, ele cuida dos cabeamentos aéreos e subterrâneos, satélites artificiais, centrais de transmissão, captação, codificação e retransmissão dos sinais que interligam todo o planeta”.

E o engenheiro de computação “atua diretamente no desenvolvimento dos computadores e seus periféricos, projetando e construindo o hardware, periféricos e os softwares básicos que promovem a sua integração”, informa.

Grandes oportunidades no mercado de trabalho, influenciadas pela perspectiva fomentada nas indústrias é o que encontrarão os profissionais graduados em ambos os cursos. Para Dalton Caldeira, a crescente ampliação do acesso à internet no Brasil, especialmente com o uso dos smartphones, trouxe uma ótima perspectiva para os profissionais da engenharia das telecomunicações e da computação. Tanto no setor público quanto às operadoras, que possuem crescente demanda por esses engenheiros, sejam em centros de pesquisas ou mesmo empresas de Tecnologia da Informação.

O vestibular para os cursos de Engenharia de Telecomunicações e Engenharia de Computação, além dos demais cursos oferecidos pela FIP-Moc acontece no dia 31 de maio. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do site www.fip-moc.edu.br.



Brainatwork TI - Desenvolvimento de Sites e Sistemas Web em Montes Claros - MG

Central de Matrículas
Av. Padre Chico, 403 - Centro
(38) 3221-4271

Sólido Fundamental
(Infantil e Fundamental)
Rua Gonçalves Figueira, 118 - Centro
(38) 3212-5989
(38) 99889-0263

Unidade São José
(Ensino Médio)
Av. Padre Chico, 403 - Centro
(38) 3221-4271

Unidade Santa Maria
(Ensino Médio e Pré-Vestibular)
Rua Santa Maria, 286 - 3º andar
(38) 3221-6605