Vestibular da Unimontes registra 13,32% de abstenção

29/06/2015

No último vestibular de meio de ano da Universidade Estadual de Montes Claros, aplicado domingo (28/06) no modelo tradicional antes da adesão da instituição ao Sisu, foi registrada a abstenção de 13,32%. Este índice corresponde a 1.330 ausentes entre os 9.979 candidatos que se inscreveram para o processo seletivo, número considerado dentro da média dos processos seletivos da Unimontes.

Os candidatos em cada um os grupos (1 e 2) realizaram as provas em até cinco horas, pela manhã e à tarde, com a distribuição de 230 pontos (210 em questões e múltipla escolha e outros 20 de redação). Três deles foram eliminados pelo porte de aparelhos eletrônicos – mesmo desligados –, o que é terminantemente proibido conforme edital. Foram registrados dois atendimentos médicos.

A Comissão Técnica de Concursos (Cotec/Unimontes), responsável pelo vestibular, informa que o resultado final será divulgado até 24 de julho, conforme previsto em edital. Na página eletrônica www.cotec.unimontes.br, os candidatos já podem consultar o conteúdo das provas aplicadas, assim como os gabaritos oficiais.

Foto: Ascom Unimontes

Neste vestibular, a Unimontes oferece 719 vagas em 30 cursos de graduação. Em cumprimento à legislação estadual específica, 45% das vagas estão garantidas ao sistema de reserva de vagas (categorias afrodescendentes, egressos de escolas públicas, pessoas com deficiência e indígenas).

Esta foi a última versão tradicional do vestibular da Unimontes. Com a adesão da Universidade ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a partir do 1º semestre de 2016, o acesso aos cursos acontecerá pelo Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Isto não implica em nenhuma mudança no Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (PAES), mantido normalmente, sob coordenação da Cotec. Os cursos de educação a distância e os cursos com provas de habilitação específica, como Artes Música, não podem ser inseridos no Sisu.