Apenas rascunhos no Colégio Sólido

08/07/2015

Márcio Adriano Moraes
Professor de Literatura do Colégio Sólido

No dia 2 de julho deste ano, no auditório do Pré-Vestibular do Colégio Sólido, no Shopping Ibituruna, a escritora e professora doutora Andrea Martins palestrou e lançou o seu livro "Apenas rascunhos: narrativas curtas e médias", exclusivamente para os alunos do Terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Sólido. O evento contou com a presença de diretores-pedagógicos, professores e funcionários da instituição que contribuíram para a realização deste momento.

Para abrir esse encontro literário, o professor de Literatura e também escritor Márcio Moraes, coordenador do Evento, fez uma performance poético-musical, intercalando solos de Escaleta com trechos do livro da autora. Com isso, o público foi agraciado com um recital carregado de sensibilidade lírica. Na sequência, o professor fez a apresentação do magistral currículo da escritora, passando-lhe a palavra. Andrea Martins, com muita simpatia, discorreu sobre o seu processo de criação literária, destacando a influência da escrita de roteiros de cinema na produção de seus contos.

Abordou também outros recursos presentes no livro, como as particularidades da escrita contemporânea, ressaltando o diálogo entre realidade e ficção. Consciente da proposta intertextual do Programa do Paes 3ª Etapa da Unimontes, a autora ainda propôs uma leitura de seu livro que dialogaria com outras obras indicadas. Em seguida, comentou sobre as principais temáticas presentes nos contos, chamando a atenção para as relações amorosas, muitas vezes frustradas, de seus narradores, precipuamente femininos. Por sua vez, os alunos ouviram toda a palestra atentamente, anotando a fala da autora, cientes da importância da análise proposta para o vestibular.

Ao término da exposição, foi feito o lançamento do livro, com sessão de autógrafos. A apreciação dos alunos do Colégio Sólido foi maciça, tanto que os exemplares disponibilizados pela autora se esgotaram. Em rede social, assim se manifestou a autora sobre esta noite: “Não dá pra descrever a emoção de encontrar aquelas dezenas de jovens leitores, ouvindo atentamente um pouco sobre meus rascunhos literários; as palavras carinhosas na hora do autógrafo; as confissões de aspirantes a escritores (e que certamente o serão, porque no final o que nos move é o sonho). É muito bom a gente se sentir valorizada, e foi assim que me senti hoje, no meio daquela turma linda do colégio Sólido” (Andrea Martins, 2 jul. 2015, Facebook).

Os desencontros amorosos, o principal tema de Apenas rascunhos, cederam espaço para um encontro amoroso pela literatura memorável e frutífero. O contato entre escritor e leitor sempre propicia experiências ímpares para ambos. E não foi diferente com Andrea Martins e os alunos do Terceiro ano do Colégio Sólido. Ao fim, todos puderam rascunhar no livro de suas vidas mais uma história curta e média, encenando para um filme um roteiro que está sempre por começar.

Veja todas as fotos deste evento clicando aqui.