Unimontes divulga obras indicadas para o PAES 2019

28/03/2019

Foi divulgado o edital das obras indicadas para o Processo de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES 2019), da Universidade Estadual de Montes Claros. De acordo com a Comissão Especial de Processos Seletivos, entre outros aspectos, as obras privilegiam temáticas indígenas e barrocas, a memória como instrumento estruturante de produções artísticas brasileiras e a representação da estética do "eu".

O eixo temático é literatura, memória e identidade e, como em anos anteriores, são indicados livros (romances e crônicas), filmes, pinturas, músicas e poesias. Uma das obras escolhidas para a leitura mínima é o livro de contos "Priapo de Ébano" (terceira etapa), da escritora montes-clarense Amelina Chaves. Outro livro indicado para a última etapa é "O Mulo", do escritor Darcy Ribeiro, que nasceu em Montes Claros. Conforme edital, as provas do processo seletivo serão realizadas em dezembro.

As obras indicadas para as três etapas do PAES Unimontes também abordam a formação do povo brasileiro. A partir de conceitos como autobiografia/memória/identidade e, visando a promoção de situações de leitura individual e coletiva e de debates sobre práticas sociais humanísticas de importantes temas da agenda contemporânea, o edital indica, como obrigatórias, obras literárias e outras formas de arte que exploram, entre outras, questões relativas ao processo de formação do povo brasileiro, informa a CEPS/Unimontes.

A comissão destaca, também, que os títulos objetivam, como competências gerais a serem desenvolvidas pelo candidato, a capacidade de confrontar, a partir das percepções estéticas, opiniões várias sobre as diferentes manifestações da linguagem, bem como reconhecer nessas manifestações a construção de um patrimônio cultural coletivo. Assim como em ano anteriores, lembra a comissão, as indicações priorizam a leitura literária, a articulação de linguagens artísticas diversas, mantendo a identidade da Unimontes como instituição de integração regional.

Obras indicadas

1ª etapa

As obras indicadas para esta etapa têm em comum as temáticas indígenas e barrocas. Privilegiam o cruzamento entre linguagens artísticas e olhares diversos. Desta forma, “espera-se do candidato uma leitura crítica e relacional das representações estéticas do período e suas implicações culturais e sociais:

1. “Ubirajara”, José de Alencar (romance) 
2. “História da Província de Santa Cruz” – Pero de Magalhães Gândavo (crônica)
3. “O Guarani”, Norma Benguell (filme)
4. “Desembarque de Cabral”, Oscar Pereira da Silva (pintura)
5. “Seleção de Obras Poéticas”, Gregório de Matos (poesia)

2ª etapa

Nesta etapa, as obras priorizam o tema da memória como instrumento estruturante de produções artísticas brasileiras. O candidato deverá ser capaz de abordar, a partir da leitura literária, as variadas linguagens artísticas, evidenciando perspectiva crítica e plural de nossa formação cultural, bem como será convidado a relacionar pontos de vista distintos sobre a questão:

1. “Dom Casmurro”, Machado de Assis (romance)
2. “São Bernardo”, Graciliano Ramos (romance)
3. “Lira dos vinte anos”, Álvares de Azevedo (poesia) 
4. “Faltando um pedaço”, Djavan (música)
5. “Arrufos”, Belmiro de Almeida (pintura)

3ª etapa

Na terceira etapa, privilegia-se, nas obras indicadas, a representação estética do ‘eu’. Do romance à autoficção, passando pelo autorretrato, pela canção e explorando a produção literária afro-brasileira, o candidato, nesta fase, deverá ser capaz de desempenhar uma leitura sobre as formas como diferentes linguagens artísticas acionam a questão da subjetividade. Serão abordadas ainda novas formas de expressões artísticas que envolvam as evoluções tecnológicas.

1. “O Mulo”, Darcy Ribeiro (romance)
2. “A teus Pés”, Ana Cristina César (poesia)
3. “Tecnopoesia”, Antônio Miranda (site)
4. “Cadernos Negros” (contos)
5. “Priapo de Ébano”, Amelina Chaves (contos)
6. “Diversidade”, Lenine (música)



Brainatwork TI - Desenvolvimento de Sites e Sistemas Web em Montes Claros - MG

Unidade Avenida
Av. Deputado Esteves Rodrigues, 949
(38) 3222-4580

Unidade São José
Av. Padre Chico, 403 - Centro
(38) 3221-4271

Unidade Santa Maria
Rua Santa Maria, 286 - Todos os Santos
(38) 3221-6605

Sólido Preparatórios
Av. Padre Chico, 403 - Centro
(38) 3221-4271

Sólido Fundamental
Rua Gonçalves Figueira, 118 - Centro
(38) 3212-5989

Unidade Ibituruna Center
Ibituruna Shopping - Bloco C - 3° Andar
(38) 3215-2529

Casa do Aluno
Rua Juca Miranda, 84 - São Luiz
(38) 3081-9040