Aprovado curso de Medicina na UEMG

04/10/2015

Foi publicada no dia 11 de agosto a autorização do Governo de Minas para a abertura do curso de Medicina, que será oferecido pela UEMG em sua Unidade Passos. A publicação foi feita no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais e ocorreu após a aprovação do curso pelo Conselho Estadual de Educação, que corroborou as avaliações positivas do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Medicina.

Anteriormente, o Governo de Minas já havia garantido os recursos financeiros para manutenção da graduação, que, como todas as demais oferecidas pela UEMG, será gratuita. Após a publicação oficial, a UEMG analisa agora a melhor oportunidade para oferecimento das vagas.

“É um curso que, na esfera particular, custa mais de R$ 7 mil por mês ao aluno. Esse vai ser totalmente gratuito. Trata-se de um fortalecimento em uma área ainda incipiente da universidade, a área de saúde. Já temos cursos afins, como Enfermagem, Nutrição, Biomedicina, Psicologia e Educação Física, mas agora, com o curso de Medicina aprovado e homologado, vamos aumentar ainda mais a função social tão importante a todos nós da Universidade do Estado de Minas Gerais. É uma grande conquista”, declara o reitor da UEMG.

As vagas para a primeira turma devem ser disponibilizadas a partir do vestibular de 2016. Serão 40 vagas disponibilizadas a partir do próximo ano. Além disso, o Estado fechou parceria com a Santa Casa de Passos, que funcionará como hospital laboratório do curso.

Infraestrutura

Com aportes próprios de aproximadamente R$ 5 milhões, realizados desde 2011, quando ainda era uma fundação associada à UEMG, a Unidade Passos edificou um Complexo de Saúde, que conta com 800 m², com capacidade para acolher 330 docentes e discentes.

A unidade já possui expertise no oferecimento de cursos da área de saúde, como Biomedicina, Enfermagem, Nutrição e Estética e Cosmética. Segundo informações da unidade, a estrutura se encontra plenamente preparada para cumprir os requisitos curriculares dos cursos do núcleo da saúde, fato já referendado pela visita da equipe do Ministério da Educação ao local e sua autorização com a nota 4.

Os laboratórios e biblioteca já estão equipados e preparados para o desenvolvimento da maioria dos procedimentos que os futuros profissionais da saúde realizarão no campo profissional, ou seja, antes de terem acesso à prática profissional devem desenvolver as técnicas, habilidades e competências no ambiente dos laboratórios, havendo medida de desempenho e habilitação para o exercício profissional no campo dos estágios.

Vestibular

As inscrições para o vestibular 2016 da UEMG estarão abertas até o dia 8 de novembro de 2015 e podem ser feitas pela internet clicando aqui.



Brainatwork TI - Desenvolvimento de Sites e Sistemas Web em Montes Claros - MG

Central de Matrículas
Av. Padre Chico, 403 - Centro
(38) 3221-4271

Sólido Fundamental
(Infantil e Fundamental)
Rua Gonçalves Figueira, 118 - Centro
(38) 3212-5989
(38) 99889-0263

Unidade São José
(Ensino Médio)
Av. Padre Chico, 403 - Centro
(38) 3221-4271

Unidade Santa Maria
(Ensino Médio e Pré-Vestibular)
Rua Santa Maria, 286 - 3º andar
(38) 3221-6605