Divulgadas obras do PAES Unimontes 2020

27/05/2020

De Drummond a Vander Lee, os candidatos que farão o Programa de Avaliação Seriada de Acesso ao Ensino Superior (PAES 2020) já podem preparar um tempo considerável para os estudos. Isso porque a Unimontes divulgou a lista de obras literárias de leitura obrigatória.

As publicações apresentam conceitos como autobiografia, memória, identidade e visam à promoção de situações de leitura individual e coletiva e de debates sobre práticas sociais humanísticas de importantes temas da agenda contemporânea.

Além de obras literárias, outras formas de arte, que exploram questões relativas ao processo de formação do povo brasileiro, também serão exigidas no conteúdo da prova. De acordo com o edital, as indicações exigem a capacidade do candidato de confrontar, a partir das percepções estéticas, opiniões sobre as diferentes manifestações da linguagem, bem como reconhecer a construção de um patrimônio cultural coletivo.

Como nos anos anteriores, as obras indicadas privilegiam, desde a leitura literária, a articulação de linguagens artísticas diversas, bem como mantém a identidade da Unimontes como instituição de integração regional, aliando produções de escritores e artistas regionais com outras produzidas em outros Estados.

Assim como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a prova do PAES também será adiada e, diferentemente dos anos anteriores, em 2020 a prova não ocorrerá em novembro. A definição do cronograma está em fase de estudo pela Unimontes e, assim, a previsão de publicação do Edital PAES 2020 ocorrerá entre os meses de julho e agosto.

CONFIRA AS OBRAS EXIGIDAS E UM BREVE RESUMO DA TEMÁTICA


1ª ETAPA – LEITURAS MÍNIMAS OBRIGATÓRIAS

As obras indicadas para esta etapa têm em comum as temáticas indígenas, barrocas e árcades, transitando ainda por produções que discutam as relações sociais no final do século XIX e começo do século XX. Privilegiando o cruzamento entre linguagens artísticas e olhares diversos, espera-se do candidato uma leitura crítica e relacional das representações estéticas do período e suas implicações culturais e sociais.

1. Os Timbiras, Gonçalves Dias (POESIA)

2.  Sermão de Santo Antônio – Pe. Antônio Vieira (SERMÃO)

3. Policarpo Quaresma, Herói do Brasil, Paulo Thiago (FILME)

4. Irmãos das Almas, Martins Pena (TEATRO)

5. Poemas Escolhidos, Cláudio Manuel da Costa (POESIA)


2ª ETAPA – 2020 – LEITURAS MÍNIMAS OBRIGATÓRIAS

Nesta etapa, as obras privilegiam a crítica social como instrumento estruturante de produções artísticas brasileiras. O candidato deverá ser capaz de abordar, a partir da leitura literária, as variadas linguagens artísticas, evidenciando perspectiva crítica e plural de nossa formação cultural, bem como será convidado a relacionar pontos de vista distintos sobre a questão.

1.  Urupês, Monteiro Lobato (CONTO)

2. Vidas secas, Graciliano Ramos (ROMANCE)

3.  O cortiço, Francisco Ramalho Jr. (FILME)

4. Chega, Gabriel O Pensador (MÚSICA)

5. Criança Morta, Candido Portinari (PINTURA)


3ª ETAPA – 2020 – LEITURAS MÍNIMAS OBRIGATÓRIAS

Nesta terceira etapa, privilegia-se, nas obras indicadas, a representação estética do ‘eu’. Do romance à autoficção, passando pelo autorretrato, pela canção e pelo cinema, o candidato, nesta fase, deverá ser capaz de desempenhar uma leitura sobre as formas como diferentes linguagens artísticas acionam as questões da subjetividade e da identidade.

1. Primeiras Estórias, Guimarães Rosa (CONTO)

2. Sentimento do mundo, Carlos Drummond de Andrade (POESIA)

3. Meu jardim, Vander Lee (MÚSICA)

4. A menina do sobrado, Cyro dos Anjos (ROMANCE)

5. Fragmentado, M. Night Shyamalan (FILME)

6. O Homem e suas tempestades. João Naves de Melo (POESIA/CONTO)



Brainatwork TI - Desenvolvimento de Sites e Sistemas Web em Montes Claros - MG

Unidade Avenida
Av. Deputado Esteves Rodrigues, 949
(38) 3222-4580

Unidade São José
Av. Padre Chico, 403 - Centro
(38) 3221-4271

Unidade Santa Maria
Rua Santa Maria, 286 - 3º andar
(38) 3221-6605

Sólido Preparatórios
Av. Padre Chico, 403 - Centro
(38) 3221-4271

Sólido Fundamental
Rua Gonçalves Figueira, 118 - Centro
(38) 3212-5989

Unidade Ibituruna Center
Ibituruna Shopping - Bloco C - 3° Andar
(38) 3215-2529

Casa do Aluno
Rua Juca Miranda, 84 - São Luiz
(38) 3081-9040