Provas do PAES são novamente adiadas

12/01/2021

O Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES), da Universidade Estadual de Montes Claros, teve o cronograma retificado e, desta forma, haverá nova data para realização das provas, assim como novo prazo para as inscrições em suas três etapas.

As inscrições não serão mais iniciadas no dia 12/01, como estava previsto. Com a alteração, agora, os candidatos poderão se inscrever a partir de 12 de fevereiro. O prazo vai até 12 de março.

Já a realização dos exames para as 1ª, 2ª e 3ª etapas, antes previsto para 25 de abril, foi remarcada para 23 de maio próximo e o gabarito oficial será divulgado no dia seguinte. O resultado final sairá em 12 de julho.

A justificativa para a mudança, segundo a coordenação, deve-se à dinâmica operacional do processo seletivo do PAES e, por isso, será preciso um tempo maior para finalizar as demandas internas do programa. Além disso, considerou-se a necessidade de prorrogação para mais segurança na execução das atividades neste período de pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19).

A Unimontes recomenda que, enquanto o sistema não estiver disponível para inscrição, os candidatos fiquem atentos às publicações oficiais do portal eletrônico específico para o Programa: www.paes.unimontes.br.

O PAES oferece 720 vagas em 63 opções de cursos/habilitações pelo sistema universal e no sistema de reserva de vagas (categorias: 1) egressos de escolas públicas de baixa renda, 2) negros egressos de escolas públicas; 3) indígenas – igualmente de baixa renda, e 4) pessoas com deficiências.

São 478 vagas para o campus-sede em Montes Claros e outras 242 nos campi da Unimontes em Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Salinas e São Francisco, no Norte de Minas; Almenara, no Vale do Jequitinhonha; Paracatu e Unaí, no Noroeste de Minas.

Concorrem às vagas os candidatos inscritos na terceira etapa e, nesta edição, a novidade está na maior quantidade de questões concentradas pela área de interesse do candidato – conforme a escolha de curso.