3º Escambo Literário: Evento desperta a leitura em alunos do Sólido Fundamental

09/05/2016

Com o objetivo de despertar nos estudantes o hábito pela leitura, o Colégio Sólido realizou no último sábado (07/05) a terceira edição do Escambo Literário. O evento motiva alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental para a troca de livros e já entrou para o calendário fixo de eventos da escola.

Fotos: Luís Alberto Caldeira

Funciona assim: o estudante traz de casa livros que já leu e os troca por fichas, que se tornam moeda para adquirir livros de outros colegas e se aventurar com novas histórias.

“A intenção é fazer com que a literatura circule, saia das bibliotecas particulares e ganhe novos leitores. O livro, guardado na gaveta empoeirando, anseia por corpos que sintam suas palavras”, explica a professora de Literatura Micaele Borges Moraes, idealizadora do evento, que conta com apoio de professores e funcionários.

Neste ano, cerca de 1.500 exemplares circularam nas mãos dos alunos, entre livros didáticos, infantis, clássicos da literatura, best sellers e obras da atualidade, além de gibis e mangás.

Incentivo à leitura

O aluno do 9º ano Lucas Colares Câmara é exemplo que o Escambo Literário deu certo. Há dois anos, ele conheceu “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. Passou pelas mais de 200 páginas sem se desgrudar do livro e hoje a literatura é o seu hobby, tanto que criou na internet uma página onde dá dicas de leitura, com mais de 10 mil seguidores. “Antes eu não gostava de ler”, lembra.

Maria Clara Silva Lopes, aluna do 7º ano, levou para o evento uma caixa de livros para trocar. Somente nos últimos quatro meses, ela já leu cerca de 30 livros e não pensa em parar. “O livro é como se fosse um filme, mas onde você é quem cria as imagens com a sua imaginação”, define.

A diretora do Sólido Fundamental, Ana Paula Radwan, conta que a ideia é fazer com que o Escambo Literário contribua com a rotina de estudos e traga resultados em sala de aula. “O evento despertou nos nossos alunos a vontade de ler e notamos a melhoria nas produções de texto. Sabemos da importância para a escrita, a ortografia, a oratória e até para que eles se posicionem melhor diante da vida”, ressalta.

“Com as atenções disputadas com a tecnologia, o papel da escola é fazer este trabalho. Até o próprio Enem exige muita leitura, uma visão crítica sobre o mundo e um olhar diferenciado que só a leitura proporciona”, completa.

Veja todas as fotos do 3º Escambo Literário clicando aqui.