Tarefa de casa é tema de reunião no Colégio Sólido

28/08/2016

Em visita a Montes Claros, a assessora pedagógica do Sistema Anglo de Ensino Lígia Maria Dantas trouxe reflexões sobre um importante tema em reunião com professores dos ensinos Fundamental e Médio do Colégio Sólido no último dia 25 de agosto: a tarefa de casa.

“A aprendizagem não é automática. Existe um tempo, um processo interno do aluno para que possa acomodar as informações dadas em sala de aula”, destacou.

De acordo com a assessora pedagógica, a tarefa serve para que os professores possam diagnosticar dificuldades dos alunos, além de criar o hábito do trabalho intelectual, incentivando a leitura e a pesquisa. “A tarefa fixa a aprendizagem e contribui para um rendimento escolar de qualidade. O aluno precisa se conscientizar que ele faz a tarefa para ele e não para o professor”, frisou.

Lígia Dantas também chamou atenção para os diversos tipos de tarefa. Além daquela mais comum, com exercícios para sistematizar o conhecimento, existe ainda a lição preparatória, geralmente uma sugestão de leitura para o tema que será apresentado na aula seguinte e lições de aprofundamento.

“A escolha que o aluno faz hoje, dedicando seu tempo para estudar, refletirá no futuro dele e será mais fácil para alcançar o caminho que ele escolher”, finalizou.